quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Carta ao Laboratório Sanofi-Aventis

Vespasiano-MG, 30 de outubro de 2015.
Ilma Sra.
Dra. Luciana Giangrande
Diretora Médica da Sanofi Aventis Farmacêutica Ltda.
Av. Major Sylvio de Magalhães Padilha, 5200 - Condomínio América Business Park - Edifício Dallas – Morumbi
São Paulo – SP – CEP 05693-000

Prezada Dra. Luciana
Agradecemos a prudência da SANOFI em, desta vez, comunicar aos médicos e à ANVISA a descontinuação temporária de fornecimento de Hidantal, o que não aconteceu por ocasião da suspensão temporária do fornecimento do clobazan, que aliás, não teve ainda o fornecimento totalmente restabelecido.

Ainda que “Aos médicos, a Sanofi está disponibilizando estudos que podem auxiliar na definição de alternativas terapêuticas ao tratamento com fenitoína”, não é tão simples substituir, quando o assunto é epilepsia. Embora existam vários genéricos no mercado, deve ser de seu conhecimento que  as drogas antiepilépticas tradicionais, pelas suas características, dificultam a sua substituição, devido ao índice terapêutico estreito, pouca solu­bilidade em água e cinética não linear, o que pode resultar em níveis séricos inadequados e consequentemente riscos de intoxicações, com crises repetidas e estado de mal epiléptico.

Lembramos que a interrupção da produção de clobazan pela SANOFI-AVENTIS causou e ainda está causando enormes problemas aos pacientes. Lembramos ainda que os pacientes atendidos pelo SUS não tem facilidade de acesso ao médico neurologista para solicitar a substituição. Os retornos ao médico são marcados de 6 em 6 meses ou de 12 em 12 meses. Não é a mesma coisa que um paciente particular, que liga para seu médico e agenda a consulta para o dia seguinte.

Finalmente, lembramos que as empresas grandes e modernas, como é o caso da SANOFI, tem compromisso social.

Assim, na qualidade de representante das Associações de Pessoas com Epilepsia do Brasil, desejamos sinceramente que o fornecimento seja restabelecido com a maior brevidade possível e nos colocamos á disposição para contribuir em tudo que estiver ao nosso alcance na solução deste problema.



Maria Carolina Doretto, PhD
Presidente da EPIBRASIL – Federação Brasileira de Epilepsia
Contatos: 31- 3622-8140 / 99718-4508


Nenhum comentário:

Postar um comentário