sexta-feira, 6 de julho de 2012

Quando o medicamento não funciona o que pode ser feito?


Algumas vezes as crises não melhoram com os medicamentos, mesmo com os mais modernos e as melhores maneiras de usá-los. Então pode ter chegado o momento de tentar outros tratamentos. No momento existem três outros métodos de tratamento: cirurgia, estimulação do nervo vago e dieta cetogênica. Estes métodos são geralmente tentados em acréscimo aos medicamentos.

Cirurgia
Se você tem um tipo de crise que sempre começa numa certa parte do cérebro, é possível eliminar as crises ou diminuir o número e a gravidade das crises pela remoção cirúrgica daquela área. A maioria das pessoas continua tomando medicamentos antiepilépticos após a cirurgia e outras pessoas podem diminuir gradualmente as doses até chegar ao ponto de não precisar mais tomar os medicamentos. Converse com seu médico para saber se a cirurgia pode ser uma boa opção para você.

Estimulação do nervo vago
O nervo vago é um grande nervo que temos no pescoço e que se dirige para o cérebro. Na estimulação do nervo vago, estímulos elétricos são enviados ao longo do nervo para chegar ao cérebro e evitar as crises. A energia vem de um disco pequeno, redondo e achatado que é implantado no peito. Enquanto poucas pessoas ficam livres das crises com a estimulação do nervo vago, muitas outras passam a apresentar menos crises e relatam haver melhorado sua qualidade de vida.  (Saiba mais clicando aqui)

Dieta cetogênica
A dieta cetogênica é uma dieta muito estrita que faz seu corpo utilizar gordura como fonte de energia ao invés de glicose. Isto promove alterações químicas no sangue e essas mudanças podem controlar ou reduzir as crises em algumas pessoas. A dieta cetogênica é mais freqüentemente usada em crianças que apresentam crises em grande número e muito graves, e é usualmente combinada com medicamentos antiepilépticos. Algumas pessoas obtém sucesso com este tratamento. Você não deve fazer esta dieta por conta própria. Como outros tratamentos, este também apresenta efeitos colaterais e deve ser utilizado com a orientação de um nutricionista e de um médico que esteja familiarizado com seu uso. Os grandes centros de tratamento de epilepsia oferecem esta dieta. Seu médico poderá orientar você a este respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário