sábado, 21 de junho de 2014

Carta para Chico César

FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE EPILEPSIA

Vespasiano - MG, 20 de junho de 2014.
Exmo. Sr.
Francisco César Gonçalves – “Chico César”
Secretario de Estado da Cultura da Paraíba
João Pessoa - PB

Prezado Sr. Francisco César


Com nossos cordiais cumprimentos, vimos, em nome de 4 milhões de pessoas com epilepsia no Brasil, comentar seu poema, criado por ocasião da abertura da Copa do Mundo, no dia 12 de junho.

Em que pese sua intenção, legítima e louvável, de defender a autoridade máxima do país, a Presidente Dilma Roussef, a parte de seu poema que faz referências aos “epilépticos”: 

"os vaiantes em seu estertor espamódico
mostram-se esquizofrênicos e epilépticos morais
espumando com suas bocas tortas na tv
suas barrigas
suas chapinhas
seus stick lips para manter brilhante o botox labial” ....
é ofensiva, preconceituosa e desqualificadora para este enorme contingente de brasileiros.

Para seu conhecimento, informamos que a epilepsia é uma doença não contagiosa, caracterizada por crises epilépticas repetidas. Ela se manifesta em pessoas de todas as idades, sendo mais frequente entre crianças e idosos, por serem mais vulneráveis a infecções, acidentes e doenças, cujas complicações podem causar crises epilépticas. A epilepsia é agravada pela pobreza, devido à precariedade do sistema de saúde e à grande incidência de doenças infecciosas nas camadas mais pobres da população. A maior parte das pessoas com epilepsia, mesmo tendo qualificação profissional, está fora do mercado formal de trabalho, devido ao estigma e ao preconceito que são as principais barreiras para que possam exercitar seus direitos humanos e a integração social. Os “epilépticos”, que para nós são “pessoas com epilepsia” estão em sua maioria, abandonadas pelo poder público: não há políticas públicas para atenção à saúde destas pessoas e tampouco para sua integração social. 

Surpreende-nos, que um artista de seu porte, músico de alta qualificação, compositor, jornalista formado por uma Universidade Federal, ex-diretor executivo da Fundação Cultural de João Pessoa, com vivências em países desenvolvidos, que ocupa o cargo de Secretário de Estado, tenha posição tão preconceituosa e tão triste, não só em relação às pessoas com epilepsia, mas também em relação àqueles que têm a infelicidade de padecer de uma doença mental tão avassaladora, como é a esquizofrenia, e que acomete outros tantos milhões de brasileiros.

Assim, vimos convidá-lo, como homem público que é, a modificar seus conceitos e suas atitudes em relação aos fatos supra-mencionados e integrar-se como colaborador, ao movimento nacional da epilepsia. Nosso trabalho consiste basicamente em combater o estigma e o preconceito que cercam os pacientes, levar à sociedade informações corretas sobre a doença e orientar sobre tratamentos adequados, proporcionando assim melhoria na qualidade de vida destas pessoas. Atuamos também junto ao poder público, nas três esferas, com o objetivo de garantir atenção integral à saúde destas pessoas.

Na certeza de que o Sr. Fará uma reflexão sobre estes fatos, e quiçá, uma retratação pública, agradecemos sua atenção e subscrevemo-nos, 


Cordialmente, 


Maria Carolina Doretto
Presidente da EPIBRASIL – Federação Brasileira de Epilepsia
Contatos: 31- 3622-8140 / 9718-4508
http://www.epilepsianet.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário